A História da Magdalena Paellas


Josefa gerou Emília que gerou Magdalena.


A conhecida Paella da Magdalena, de Cachoeirinha/RS, no entanto, não foi transmitida pelas gerações, visto que se tratava de família humilde, muito embora cozinhassem muito bem. Sabe-se que a Paella era, e até hoje assim o consideram, um prato servido em ocasiões festivas.

A trajetória de Magdalena, nascida na região da Galícia, Espanha, é caracterizada por ciclos. Chegou ao Brasil com 14 anos de idade, e passou a trabalhar na casa da Consulesa Espanhola, em Porto Alegre, como babá. Ali, permaneceu por 8 anos. E em razão das festas e eventos que ocorriam com frequência, aprendeu a Culinária Espanhola e a arte de bem servir, o que foi aprimorando com o tempo.

Neste período, eram comuns as festas, almoços, jantares na Casa de Espanha, e foi num desses que Magdalena conheceu Antônio, com o qual se casou e teve 3 filhos. Chegou a mudar-se para a fronteira, onde lidou com agricultura, por um período de 7 anos. Após o ciclo, voltou para Porto Alegre/RS, onde ela e o esposo assumiram o posto de ecônomos da Casa de Espanha, por um período aproximado de 7 anos.

Foi então que assumiram como ecônomos da Sociedade Espanhola e do Centro Espanhol. Durante a semana era servido o almoço, e nos fins de semana eram realizados jantares, festas e eventos. Mas também era servido almoço nos domingos, dias em que eram preparados pratos típicos, abundantes, que deixavam os clientes satisfeitos, que vinham inclusive de outras regiões do estado.

Os clientes que viajavam, que já haviam conhecido a Espanha, pediam que a Dona Magdalena fizesse Paella, ou seja, a tradicional receita de arroz com frutos do mar, carnes e legumes (Paella Valenciana), o que atraía os clientes, visto a especialidade e exclusividade do cardápio. Encarado o desafio, Magdalena começou a aperfeiçoar a receita da Paella, para ficar de acordo com o perfil e a preferência do cliente. Foi o caso, por exemplo, de descartar a carne de coelho, muito utilizada na Espanha, mas com pouca aceitação aqui.

Destarte, elaborada a Paella para o gosto específico e especial do cliente, firmou-se a receita que, anos depois, quando o casal já não mais administrava o restaurante do Centro Espanhol, fez com que os clientes saudosos buscassem a saborosa Paella da Magdalena, então em Cachoeirinha/RS, desde 1989.

A empresa familiar, então composta por Magdalena, seu esposo Antônio e o filho Andres, passou a realizar serviços de Telentrega de Paella, basicamente em Cachoeirinha, Canoas, Porto Alegre, e região litorânea do Rio Grande do Sul.


Confira os tipos de Paella que a MAGDALENA PAELLAS oferece: Tipos de Paellas.